Olá, pessoal! Hoje venho com uma super novidade para vocês, me chamo Filipe Lessa e sou colaborador desse blog. Estarei sempre trazendo assuntos variados repleto de dicas ótimas.
Então estou de volta. E hoje irei falar de um assunto muito popular, o lixo escolar, e no final darei umas propostas de como mudar essa situação.
O lixo é um assunto bem abordado nas escolas, pois muitos alunos acham, que pela a escola ter contratado uma pessoa para limpar o ambiente, deve-se sujar a escola, já que tem uma pessoa para limpar tudo depois. Mais não é bem assim, legal, pode ter sim uma pessoa para limpar, agora pense que essa pessoa fosse você ou a sua mãe ou até o seu pai, nessa condição você odiaria ver essa cena, então já que é assim por que fazer este ato imoral. No maternal todos alunos aprendem que o lugar do lixo é no lixo mas porque quando cresce faz este erro terrível.
Muitas escolas incentivam os alunos a reciclarem o seu lixo em sala, fazem trabalhos, projetos e em muito casos isso não da certo pois a educação tem que vir de casa.

Na Bahia, não há uma instituição criada especificamente, para a reciclagem do lixo escolar, mas tem a coleta seletiva, com lixeiras especializadas para lixo reciclável em algumas escolas. Mas o certo seria ter uma instituição que pega o lixo escolar, separa, e depois criar objetos, como origamis, porta lápis, fantoches entre outros objetos.
Nas escolas, é comum se rever muitos lixos espalhados pelos cantos, salas, pátio. Após o intervalo que faz com que resto do lanche ou embalagens fiquem pelo chão causando uma verdadeira bagunça na escola, e piorando a situação de quem limpa.
Algumas propostas: A proposta que eu tive para fazer com que o lixo escolar diminua, é que a prefeitura ou o governo do estado criasse instituições para que receba o lixo escolar e transforme em coisas que possamos usar para enfeitar casas, escolas ou até para ajudar na diminuição dos emissores de gases que agridam a camada de ozônio.
Algumas propostas: A proposta que eu tive para fazer com que o lixo escolar diminua, é que a prefeitura ou o governo do estado criasse instituições para que receba o lixo escolar e transforme em coisas que possamos usar para enfeitar casas, escolas ou até para ajudar na diminuição dos emissores de gases que agridam a camada de ozônio.
Três pontos são abordados quando o assunto é a orientação dos alunos sobre o lixo escolar:
1.Debater a importância da preservação do ambiente: ter conversas diretas ou até indiretas com os alunos.
2.Preservação do ambiente: chamar a atenção do aluno quando ele(a) esquece de fazer o certo e acaba sujando o espaço escolar.
3.Atividades relacionadas: criar trabalhos, projetos, debates sobre o tema.
Agora uma pergunta. Quanto tempo alguns lixo escolares levam para se decompor?
Casca de fruta: 1 à 3 meses
Papel: 3 à 6 meses
Pano: 6 meses á 1 ano
Chiclete: 5 anos
Tampa de garrafa: 15 anos
Madeira pintada: 15 anos
Nylon: 30 anos ou mais
Saco plástico: de 30 à 40 anos
Lata de alumínio: 200 anos
Plástico: 450 anos
Isopor: 08 anos
Conclusão
Na escola pode ter sim uma pessoa para limpar, mais vai caber a nossa educação sujar ou manter limpa a escola, pois se mantermos o lugar limpo vai ser melhor para quem limpa e para como as pessoas vão nos ver. Pois mesmo limpando cada alimento ou objeto vai ter a sua decomposição. Desse modo já se tem dois pensamentos diferentes o de não sujar e o de usar o que não esteja agredindo o ambiente pois aquele chiclete que você mastigou ao levar cinco anos para se decompor, nesse período ele já vai estar contribuindo para o aquecimento global. Então agora cabe a gente pensar, refletir e agir de modo consciente.
Exemplos
1.Lata de alumínio leva 200 anos para se decompor, desse material pode se fazer um porta lápis ou até porta joias para meninas.
2.Isopor leva 08 anos para se decompor, antes disso podemos fazer maquetes, quadro para que possamos prender os papéis, ou reutilizar para fazer outros trabalhos.
3.Papel de 3 a 6 meses, nesse pequeno tempo podemos fazer origamis, desenhar, pintar.
Podemos criar diversas coisas com vários matérias que são jogados fora, ou seja, está aí uma oportunidade de mudar a situação do aquecimento global, pois primeiro nós que temos que mudar para que outros vejam, gostem imitem e mudem a situação, pois do modo que o mundo estar logo logo o aquecimento global vai acabar com tudo.
Acho super válida essa ideia de ensinar a reciclar com o lixo que eles mesmos produzem. Minha mãe é professora e eles sempre reaproveitam tudo, para dar aula ou decorar, fazer trabalhos.. sem falar que fica tudo um charme!
ResponderExcluir