pinterest-site-verification=f0e4de8296006ae1384f465132bae5f4

3 erros que danificam o cabelo crespo

Oi, meus amores! Bom Dia! O post de hoje trago para você cuidados capilar, o termo proposto é 3 erros que danificam o cabelo crespo . Venha aprender comigo.
3 erros que danificam o cabelo crespo 

Já parou para analisar que a forma como cuida do cabelo pode está ajudando ou prejudicando a saúde dos fios de dentro para fora. Vem aprende os 3 erros que danificam o cabelo crespo, assim evita prejudicar a saúde do cabelo.

1.Pentear o cabelo seco
Primeiro erro desembaraçar com o cabelo seco e sem umidificar causa quebra, dor e frustração. O atrito dos fios uns com os outros sem nenhum tipo de produto só gera danos. Sempre desembarace com creme de pentear e água ou só apenas água bem molhado, passando o pente ou escova de baixo para cima.

2.Pular etapas de cuidado
Hidratar só quando o cabelo está “gritando”? Erro clássico. O cabelo crespo precisa de consistência, e isso faz toda diferença na saúde e definição. Sempre use uma máscara que tenha hidratação, nutrição, óleo vegetal.

3.Usar calor sem proteção térmica
Difusor, secador, babyliss, prancha usado com frequência sem aplicar um produto que tem proteção térmica pode danificar o cabelo bastante. A melhor forma de secar o cabelo é no sol ou no ventilador que não danifica o cabelo, para finalizar use fitagem esticadinha que mostra o formato exato dos fios.

Você se cuidou hoje?

Quais sua rotina de cuidados capilares?

Você já conhecia ou usava essa dica? 

Um beijo, até o próximo post!

Como o cabelo crespo protege naturalmente o couro cabeludo

 

Oi, meus amores! Bom Dia! O post de hoje trago para você curiosidades, o termo proposto é como o cabelo crespo protege naturalmente o couro cabeludo. Venha aprender comigo.
Como o cabelo crespo protege 
naturalmente o couro cabeludo

O cabelo crespo tem uma estrutura natural enrolada, espiralada e volumosa que oferece diversas funções de proteção para o couro cabeludo, não é apenas uma característica visual, tem um papel essencial na proteção e equilíbrio do nosso corpo.

Vai muito além de estética, estilo, identidade: é uma verdadeira ferramenta natural de proteção, especialmente adaptada às regiões tropicais, úmidas, quentes, como o Brasil e parte da África. 

Sendo símbolo de resistência e ancestralidade, que carrega significado histórico e cultural, a estrutura do fio crespo é uma aliada natural contra os efeitos do clima, da exposição solar e de agentes externos.

Aqui você vai descobrir como essa textura única age como verdadeiro escudo natural.
Proteção contra aos raios solares natural
A curvatura, densidade, formato espiral e volumoso dos fios crespos formam uma espécie de “barreira térmica natural" ou "sombra natural" funcionando como uma cobertura protetora contra os raios UV.

Isso ajuda a proteger o couro cabeludo da exposição direta ao sol, reduzindo o risco de: queimaduras solares no couro cabeludo, ressecamento da pele e dos fios, irritação, causada por calor excessivo, até câncer na pele, controla oleosidade e suor, equilibrando saúde da pele e cabeça.
Retenção e controle de umidade
Por ser mais fechado, o cabelo crespo ajuda a manter o couro cabeludo hidratado por mais tempo, evitando a perda rápida de água assim deixando úmido por mais tempo. 

Como os fios crespo formam um "tecido" denso e fechado: evitam a perda rápida de água pela pele, ajudam a equilibrar a oleosidade natural, preservam a saúde do couro cabeludo em clima seco. 

O formato zigue-zague crua uma sombra sobre o couro cabeludo, funcionando como um "chapéu natural". Isso reduz a exposição direta aos raios UV, prevenindo queimaduras, irritações e o ressecamento tanto da pele quanto dos fios.
Amortecimento natural e impactos
A textura encorpada do crespo também funciona como uma espécie de "almofada" natural, protegendo o couro cabeludo de: pequenos impactos ou batidas, variações bruscas de temperatura, atrito direto com travesseiro e capacete mais também o uso com frequência de boné, chapéu, boina.
Barreira contra poluição, poeira, impurezas
Os fios formam uma camada que dificulta o acúmulo direto de sujeira, poeira, outros acúmulos de partículas do ambiente entrem em contato direto com o couro cabeludo. 

Atuando como um filtro físico: impede que partículas externas cheguem diretamente ao couro cabeludo, dificulta a entrada de sujeiras, fuligem e poluentes, poluição ou até insetos entrarem em contato direto com o couro cabeludo, ajuda na higiene e conforto do dia a dia, diminui irritação ou alergia ou cúmulo de resíduos.
Regulação térmica e temperatura corporal 
O cabelo crespo ajuda a manter a temperatura equilibrada no couro cabeludo: oferece ventilação natural por entre os cachos, evita o superaquecimento da cabeça principalmente em climas quentes.
Preservação da hidratação natural 
Por ser mais volumoso, denso, fechado, o cabelo crespo ajuda a manter a umidade natural do couro cabeludo por mais tempo. Essa característica é essencial para evitar o ressecamento, equilibrar a oleosidade e manter a saúde da raiz.
Conexão e adaptativa ancestral
Historicamente, o cabelo crespo surgiu como uma resposta natural de adaptação ao clima quente da África. A curvatura espiralada e o volume surgiram como mecanismo de defesa biológica para proteger o couro cabeludo do sol forte e do calor excessivo.

Você sabia dessa curiosidade, o que acha a respeito?

Um beijo, até o próximo post!

Tecnologia do Blogger.
 
Pin It button on image hover